A coordenação do GT História e Patrimônio Cultural da ANPUH Brasil vem comunicar a todos e todas o andamento da organização do V Seminário Nacional História e Patrimônio Cultural.
Estamos trabalhando incansavelmente para realizar nosso evento. Submetemos propostas a editais nacionais e locais, solicitamos apoio nas Universidades, Prefeitura de Natal, Governo do estado do Rio Grande do Norte, além de consultar instituições como o Ministério Público Federal, em busca de formas de financiamento do evento.
Contudo, alguns obstáculos dificultaram este processo: não obtivemos o financiamento do PAEP, mesmo obtendo uma nota elevada na avaliação de nosso projeto. Além disso, os contingenciamentos que as Instituições de Ensino Superior estão sofrendo dificultaram o processo de obtenção de apoios e parcerias institucionais para garantir a presença de palestrantes e convidados/as.
Não se faz pesquisa e eventos acadêmicos sem financiamento, e as péssimas condições de financiamento das Universidades e da Ciência no Brasil acabaram por minar a capacidade de realização do evento de forma presencial. Frisamos que outros importantes eventos na área da História tiveram de rever seus calendários e mesmo a modalidade de realização devido à falta de financiamento, o que constitui uma situação lamentável.
Levando em consideração este cenário, comunicamos, com pesar, a alteração do formato do evento para ONLINE e da data de sua realização para o período entre 02 e 06 de dezembro de 2024. As inscrições para apresentações de comunicações nos Simpósios Temáticos serão reabertas para que possamos contar com a participação daqueles e daquelas que não se inscreveram devido à impossibilidade de se deslocarem até Natal, cidade onde o evento seria realizado.
O novo cronograma será publicado no site do GT e reproduzido em nossos canais de comunicação no Facebook e Instagram para ciência geral.
Pedimos desculpas pela falta de informações a respeito do evento, estivemos procurando de todas as maneiras possíveis viabilizar o evento de forma presencial, mas foi preciso tomar esta decisão para fazer jus à qualidade do evento. Se tivéssemos mantido o evento na modalidade presencial não conseguiríamos oferecer às pessoas participantes as condições que julgamos necessárias para um bom evento.
Saudações!
Coordenação do GT História e Patrimônio Cultural da ANPUH Brasil
Comentários